Início >   Notícias >   Agricultura e Desenvolvimento Rural

Curso de compostagem leva mais capacitação aos pequenos produtores


Capacitar o pequeno produtor e fomentar a cultura de produtos orgânicos em nosso município são alguns dos objetivos da parceria entre Prefeitura de Itapetinga, Sindicato Rural e Senar. Neste ano, uma série de cursos foi agendada para os produtores da Agrovila Catolé, no intuito de agregar valor ao produto ali cultivados e auxiliar no desenvolvimento da produção deles.

Após o curso de olericultura orgânica, os produtores receberam, nos dias 10, 11 e 12, instruções sobre técnicas sobre planejamento, condução e avaliação de processos de compostagem e também sobre a utilização de compostos orgânicos em suas plantações.

“Estou aqui feliz pelo resultado que nós tivemos durante este treinamento, porque os alunos saíram com outra consciência ambiental. Antes eles faziam as suas colheitas, pegavam o resíduo que sobrava, faziam queimadas ou então jogavam fora. Após este treinamento, essa consciência deles mudou. Agora eles fazem o aproveitamento do resíduo composto e este material que será utilizado nas suas hortas, nas árvores frutíferas. Isso faz com que agreguem valor ao produto deles tornando-os um produto orgânico, um produto natural, livre de agroquímicos, livres de agrotóxicos”, disse Neuzete Patês, instrutora do curso.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Felizdênio Xavier, “Este é o objetivo do nosso curso: agregar valor ao produto dos nossos agricultores e levar à comunidade de Itapetinga um produto de qualidade, sem agrotóxico e muito mais sadio para que nossa população tenha uma vida saudável”.

FIQUE ATUALIZADO