Início >   Notícias >   Saúde

Grupos terapêuticos têm mudado a vida dos itapetinguenses


Aconteceu nesta quinta, 21, o evento de encerramento dos trabalhos do Grupo Terapêutico Mentes Ansiosas. Desenvolvido no ambulatório de Saúde Mental do município, no Posto Guilherme Dias, o grupo tem o objetivo de acompanhar os pacientes em tratamento de transtornos relacionados à ansiedade. Formado por adultos com acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos, o grupo terapêutico visa ampliar as ações de atendimento, oportunizando espaço de escuta terapêutica com psicólogos, para ressignificar suas emoções, sentimentos e vivências. Durante o processo, os pacientes “buscam estratégias para o enfrentamento e superação dos males que acometem a sua saúde Mental e também tentam desenvolver hábitos de vida saudáveis que contribuam neste processo”, explicou o psicólogo do município, Luciano Viana de Carvalho, responsável pela iniciativa do projeto.

Na segunda etapa, um novo grupo será formado. O Grupo Terapêutico Mentes Depressivas irá, assim como aconteceu como o Mentes Ansiosas, agrupar pessoas com transtornos mentais e psicológicos comuns.

A Terapia em Grupo é um recurso utilizado na maioria das Instituições de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma técnica reconhecida e com efetivos êxitos na promoção de saúde mental coletiva.

O projeto teve a avaliação e validação da Coordenação de Saúde Mental do Município em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde e vem mudando a vida de muita gente. Durante o evento ocorrido hoje, o relato de cada paciente falando de renascimento após passar pela terapia emocionou os participantes e impulsionou novas estratégias par oferecer uma vida melhor para a população.

FIQUE ATUALIZADO