In√≠cio >   Not√≠cias >   Guarda Municipal

Guarda Municipal de Itapetinga comemora 53 anos

A Guarda Municipal de Itapetinga finalizou, nesta sexta-feira, 27, uma s√©rie de a√ß√Ķes e encontros que tiveram como principal objetivo, capacitar os profissionais a agirem em situa√ß√Ķes de risco com equil√≠brio, destreza e parceria com os colegas.

Durante as √ļltimas quatro quartas-feiras (4, 11, 18 e 25 de novembro), os grupos se revezaram para participar de din√Ęmicas que visavam oferecer motiva√ß√£o e aperfei√ßoamento aos membros do grupo, al√©m de incentivar a tomada de decis√£o, a autoconfian√ßa e solidariedade com o colega.

Além da conclusão do curso, a Guarda Municipal celebrou os 53 anos da instituição, completos no dia 20 de novembro.

E não faltaram motivos para comemorar. Na atual gestão, a GM reuniu uma série de conquistas que fortaleceu o grupo e aumentou a sua atuação no município.

Ainda em 2017, através de um convênio com o Ministério da Justiça, a Guarda ganha nova sede, onde hoje funciona o departamento.

Dois carros e duas motos foram completamente recuperados e auxiliam nas rondas e opera√ß√Ķes da GM. Tamb√©m em 2017, foi aprovada a Lei de cria√ß√£o da Patrulha Maria da Penha, que tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas protetivas a mulheres v√≠timas de viol√™ncia. O grupo trabalhou em todos esses anos, ao lado do CRM ‚Äď Centro de Refer√™ncia da Mulher  – e do CRAS em palestras sobre Viol√™ncia Dom√©stica e Familiar Contra a Mulher, na sede do munic√≠pio, no povoado de Palmares, no distrito de Bandeira e zona rural.

O grupo ainda passou por cursos de nivelamento, promoveu corridas beneficentes,  recebeu a cada dois anos, novos fardamentos e coturnos e vem ampliando sua √°rea de atua√ß√£o.

Durante a pandemia, a Guarda Municipal esteve ativa em todas as a√ß√Ķes, participando das barreiras sanit√°rias, fazendo rondas e fiscaliza√ß√Ķes.

Há mais de 5 décadas, a Guarda trabalha para cuidar de Itapetinga e, principalmente, dos itapetinguenses.