Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga é exemplo de sucesso em Encontro Estadual de Residências Terapêuticas


Itapetinga esteve representada no Encontro Estadual de Residências Terapêuticas. A convite da SESAB, através da Área Técnica Estadual de Saúde Mental, Jadira Gomes, Coordenadora de Saúde Mental, e Patrícia Campos, responsável técnica da Residência Terapêutica do município, estiveram, nos dias 22 e 23, no auditório do Hotel Vila Mar, em Salvador, para discutir a saúde mental e formas de incentivo financeiro e custeio do Serviço Residencial Terapêutico.

Jadira e Patrícia apresentaram a experiência positiva de Itapetinga que, desde 2016 abraça esse projeto. O município tem se tornado exemplo na área de saúde mental, contribuindo no repasse de experiências aos novos municípios que pretendem aderir ao serviço terapêutico. Itapetinga já se prepara para que, em breve, seja instalada a II Residência Terapêutica.

O que é SRT – SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO:

A Residência abriga 08 moradores idosos, portadores de transtorno mental e tem um caráter indenizatório para os pacientes com longos anos de internação em Manicômios e Hospitais Psiquiátricos. Os moradores deste dispositivo são oriundos do Hospital Especializado Lopes Rodrigues sediado no município de Feira de Santana. Por seu pleno desenvolvimento do projeto, já foi oferecido ao município um cofinanciamento Estadual para que se instale em breve a II Residência Terapêutica no município. O processo já esta sendo viabilizado pela SMS através da Coordenação de Saúde Mental e Diretoria de Atenção a Saúde junto a SESAB.

FIQUE ATUALIZADO