Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga recebe doses da vacina AstraZeneca


Itapetinga recebeu, nesta segunda-feira, 25, 630 doses da vacina AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford. De acordo com o plano municipal de vacinação, este lote irá seguir contemplando os profissionais de saúde do município. Diferente do que aconteceu com o primeiro lote da vacina Coronavac, o Governo do Estado não reteve o equivalente à metade das doses da AstraZeneca, mas garantiu nova remessa dentro do prazo estabelecido para a segunda aplicação.

O secretário de saúde explicou que a vacina de Oxford possui prazo ampliado entre a primeira e segunda aplicações. “Enquanto os imunizados pela Coronavac precisam receber a segunda dose em até 30 dias, aqueles vacinados com a AstraZeneca têm até quatro meses para receber a segunda dose sem que isso altere o potencial de imunização. Por isso, o Governo do Estado garantiu um segundo lote em tempo hábil”, afirmou Hugo Sousa, secretário de saúde.

Assim, a partir desta terça-feira, novos profissionais serão vacinados, desta vez com a AstraZeneca.

Também está prevista a chegada, ainda nesta semana, de novas doses da vacina Coronavac para dar continuidade à primeira fase do plano de vacinação que engloba profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que estejam institucionalizados e idosos acima de 75 anos.

“Com o primeiro lote que recebemos da Coronavac ainda não conseguimos imunizar nem 50% dos profissionais de saúde. Mas estamos esperançosos de que em breve tenhamos doses disponíveis para completarmos todas as fases de imunização”, disse o secretário.

FIQUE ATUALIZADO