Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga vacinou mais de 9500 pessoas contra Covid-19


Itapetinga recebeu, neste sábado, 910 vacinas da Astrazeneca. Após uma semana sem receber novos imunizantes, o município dará, novamente, início à campanha de vacinação contra a Covid-19 vacinando idosos acima de 60 anos.

Segundo a vigilância epidemiológica, Itapetinga tem cumprido bem o fluxo de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses. Até o momento, o município soma um total de 9.559 pessoas vacinadas, o que equivale a 12,4% da população do nosso município. Dentre ela, 2.900 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose da vacina.

Além dos idosos acima de 60 anos (etapa iniciada na última semana), Itapetinga já imunizou pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, policiais militares acima de 50 anos, profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência.

Com a chegada das novas doses, a secretaria de saúde dará continuidade à imunização de idosos com mais de 60 anos. Em seguida, imunizará profissionais da força de segurança (polícia civil, guarda municipal e agentes da Comutran) acima de 50 anos.

A próxima etapa da campanha prevê a imunização de pacientes portadores de comorbidades. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) incluiu na nova fase, ainda, os profissionais da educação acima de 55 anos.

O secretário de saúde, Hugo Sousa, lembra, no entanto, que o atendimento a esses profissionais dependerá do fornecimento de mais doses. “Nós acreditamos que aceleraríamos mais a campanha de vacinação, mas ainda estão sendo disponibilizados lotes muito pequenos para os municípios. Na remessa anterior, no final de semana passado, nos foram disponibilizadas pouco mais de 400 doses, o que não é suficiente para um dia de vacinação”, explicou o secretário.

“A gente entende a ansiedade da população. A nossa também é grande para pormos fim nessa batalha. Estamos com a campanha estruturada, montamos uma equipe eficiente com o objetivo de atender de forma célere e sem perder nenhuma dose. Mas, infelizmente, a gente depende do envio de doses que não tem sido feito com a velocidade que gostaríamos”, concluiu Hugo.

São consideradas comorbidades que dão prioridade na vacinação:

Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente ou em estágio 3 ou nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunissuprimidos.

FIQUE ATUALIZADO