Início >   Notícias >   Saúde

Março: mês de conscientização e combate à Tuberculose


24 de março é o dia mundial de combate à Tuberculose que ainda é um sério e desafiador problema de saúde pública global. No Brasil, em 2018, foram notificados aproximadamente 76 mil casos novos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A distribuição do número de casos ocorre de forma desigual no mundo, concentrando-se nos grupos sociais desfavorecidos tais como em situação de pobreza e fome, pessoas privadas de liberdade, minorias étnicas (como os indígenas no Brasil) e aqueles vivendo com HIV/AIDS, porém vale acrescentar que esta enfermidade pode acometer qualquer indivíduo que esteja exposto à bactéria infectante.

Em Itapetinga, entre 2019 e fevereiro de 2020, já foram notificados 56 casos novos de Tuberculose, os pacientes são acompanhados e tratados no município pela Fundação Juvino Oliveira, situada no prédio da Loja Maçônica.

Mas o que é Tuberculose?

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, conhecido também como bacilo de koch. A mais comum atinge os pulmões, denominada como Tuberculose Pulmonar, porém pode acometer outros órgãos (ossos, olhos, cérebro entre outros).

Na maioria dos casos, é transmitida por via aérea. Os sintomas geralmente são: tosse persistente seca ou produtiva, febre no período da tarde, perda de peso e suor noturno. Nos demais tipos de tuberculose os sintomas são de acordo com o órgão acometido.

O diagnóstico é feito, principalmente, através do exame do escarro (baciloscopia) e raio x de tórax correlacionados com os sinais e sintomas do indivíduo.

O Tratamento é garantido pelo SUS e dura em média 06 meses. Apesar da melhora dos sintomas já nas primeiras semanas de uso da medicação, a cura só é garantida ao final da terapia.

A TUBERCULOSE E A COVID-19

A tuberculose também pode alterar a imunidade do indivíduo e, por isso, torná-lo mais susceptível ao desenvolvimento de outras doenças inclusive à covid-19. Por isso é preciso redobrar os cuidados, sempre higienizar bem as mãos não tocar no rosto, nariz e boca, evitar aglomerações, buscar não sair de casa e, quando for inevitável, usar a máscara .

Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de Tuberculose são as principais medidas de controle da doença. Por isso, se você apresenta algum sintoma, procure a unidade de saúde do seu bairro ou a Fundação Juvino Oliveira para a detecção e tratamento precoce.

Respire aliviado, Tuberculose tem cura!

FIQUE ATUALIZADO