Notícias Saúde

  • Em Itapetinga, mais de 50% do público alvo já recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19

    Na próxima segunda-feira, 19, Itapetinga completa seis meses de campanha de vacinação contra a Covid-19. Após imunizar todos os grupos prioritários, o município segue aplicando vacinas em pessoas com 30 anos ou mais. Estão dentro do público alvo da campanha (maiores de 18 anos), 55.534 itapetinguenses. Até esta sexta-feira, 16, o município já havia aplicado a primeira dose do imunizante em 28.212 pessoas. Desse grupo, 9166 já receberam a segunda dose. Além disso, mais 805 pacientes haviam recebido a vacina da Janssen, de dose única. Assim, 52,08% da população alvo já recebeu ao menos uma dose da vacina e quase 18% já tem a imunização completa. “Esta é uma campanha atípica. Começamos com apenas uma vacina – a Coronavac – e recebendo lotes pequenos que não eram suficientes para um dia de vacinação. Hoje o envio das vacinas está mais acelerado, já recebemos imunizantes de três fabricantes e temos conseguido uma constância na vacinação. Continuamos afirmando a importância da segunda dose para a imunização completa. Com a participação de todos, acredito que até o final do ano a gente consiga celebrar o fim dessa pandemia”, disse o secretário Hugo Sousa.

    Leia mais...
  • Prefeitura oferecerá ginástica laboral para seus colaboradores

    Desde o início da gestão, a prefeitura vem investindo na valorização e bem-estar dos seus funcionários. Uma instituição que cuida dos colaboradores gera uma equipe motivada e saudável, uma equipe que tende a render muito mais e que, consequentemente, oferece um melhor serviço para a população. Por isso, através da Secretaria de Saúde, o município está implementando a ginástica laboral em setores como Guarda Municipal, Comutran e parte da área administrativa. A ginástica laboral mantém os colaboradores com a saúde física e mental em dia. O que gera benefícios tanto aos colaboradores, como para as empresas. Não à toa, cada vez mais empresas são adeptas da ginástica laboral como forma de melhorar a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, os resultados profissionais. Segundo o educador físico, Sílvio Francato, idealizador do projeto, “as doenças ocupacionais são uma das principais razões para o afastamento de funcionários nas empresas. As ginásticas laborais se adequam à necessidade de cada função. Elas podem, por exemplo, preparar o colaborador para o início da atividade, relaxar a musculatura após um determinado período em que o músculo foi exigido ou trazer relaxamento após o dia de trabalho, diminuindo estresse e aliviando tensões”, explicou. Para iniciar o projeto, Francato já distribuiu formulários de anamnese para os funcionários, o que possibilitará uma análise cuidadosa de cada necessidade e implementação efetiva do programa.

    Leia mais...
  • Prefeitura realiza curso de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid para fisioterapeutas do município

    Na última quinta-feira, 08, os fisioterapeutas que atuam no município passaram por um curso de capacitação sobre Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid. No início do ano, o Centro Municipal de Fisioterapia já havia se adequado para atender pacientes que deixavam a UTI com sequelas provocadas pelo coronavírus. Com o aumento da demanda, foi-se necessário preparar ainda mais esses profissionais para um atendimento especializado e ainda mais eficiente. Durante o curso, os ministrantes, Kaires Lima e Tanielle de Melo, falaram sobre critérios e protocolos para atendimento desses pacientes. Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da COVID-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença, depois que deixam as UTIs ou enfermarias. “O tempo de reabilitação dos pacientes vai depender da gravidade das sequelas, da idade e da presença de outras comorbidades, por isso é importante que os pacientes que já tiveram o COVID-19 fiquem atentos a qualquer agravo, principalmente aqueles que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva”, esclareceu Brianne Santos, coordenadora do serviço de fisioterapia do município.

    Leia mais...
  • Campanha de vacinação imuniza maiores de 18 anos em Palmares

    A quinta-feira, 08, foi dia de vacinação em Palmares. A equipe da Secretaria de Saúde esteve no povoado para imunizar, contra a covid-19, todos os maiores de 18 anos. Além de oferecer as vacinas Astrazeneca e Jansen, contra o coronavírus, a ação levou, também doses de combate a H1N1, além de promoverem a imunização de rotina e atualização de cartão de vacinação. Mais de 300 pessoas foram imunizadas no povoado. “Com isso a gente conseguiu fazer, praticamente, toda a cobertura vacinal do povoado contra a Covid-19, além de concluir a campanha contra a Influenza, que se estendeu para todas as idades e se encerra nesta sexta”, explicou o secretário Hugo Sousa. “A gente segue explicando a importância da vacinação. Uma série de doenças graves foram erradicadas no Brasil por causa da imunização. Outras tantas estão voltando por conta da desinformação e da resistência da população ao imunizante. Vacina é a melhor forma de prevenção. Cuidem-se”, concluiu, Hugo.

    Leia mais...
  • Itapetinga oferece horário especial para vacinação contra Covid-19

    A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua. Buscando imunizar o maior número de pessoas possível, o município tem criado formas de acelerar a campanha e se aproximar da população. Após a realização de drives thru durante os feriados de São João e Independência da Bahia, a secretaria de saúde oferece vacinação em horário especial nesta sexta-feira, 09. Para atender principalmente os trabalhadores do comércio e da indústria, o município disponibilizará vacinas nos postos Guilherme Dias, Vila Riachão e José Luna até às 20h. “A gente notou que algumas pessoas tinham dificuldade de buscar a imunização por conta do horário rígido de trabalho. Por isso, disponibilizamos, em três pontos estratégicos (Centro, Vila e Nova Itapetinga), vacinas em um período após o horário comercial. O que a gente quer com isso é buscar novos caminhos para atingir, da forma mais rápida possível, o maior número de itapetinguenses”, disse o secretário de Saúde Hugo Sousa.

    Leia mais...
  • Vacinação contra Influenza é ampliada e atinge todos acima de 6 meses de idade

    A prefeitura de Itapetinga, seguindo determinação do Ministério da Saúde, ampliou o público alvo para vacinação contra a influenza. Até a próxima sexta-feira, 09, toda a população, com mais de seis meses de idade, deve ser vacinada. Até o último sábado, a campanha estava focada nos grupos prioritários, que incluem pessoas com mais de 60 ou com menos de 6 anos, gestantes e pessoas com comorbidades.  O Secretário da Saúde reforça a importância de se proteger contra a gripe, que é mais comum no inverno, e, em especial, em meio à pandemia de coronavírus, “para evitar que casos mais graves de doenças respiratórias ocupem leitos de hospitais”, explicou Hugo Sousa.  O secretário explica, ainda, que é necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina da Covid-19 e a da influenza. “Como as duas campanhas estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é que, nos grupos prioritários, a dose contra a Covid-19 seja feita antes”. Para se vacinar contra a gripe, basta ir a um serviço de saúde com um documento com foto e a caderneta de vacinação.

    Leia mais...
  • Secretário de Saúde desmente informação sobre aplicação de vacina vencida

    Nesta sexta-feira, 02, uma matéria divulgada pela Folha de São Paulo denunciou que ao menos 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país. No link publicado na matéria indicava que, em Itapetinga, duas doses vencidas (uma no Posto de Saúde Guilherme Dias, outra no Posto Idalécio Andrade) haviam sido administradas em pacientes do município. De acordo com o Secretário de Saúde, no entanto, a informação não procede. Hugo Sousa afirma que todos os lotes recebidos passam por rigoroso controle da data de validade (descrita, inclusive, no cartão de vacinação de cada paciente). Ocorre, no entanto, que o preenchimento do Sistema de Informação nem sempre é feito no dia da aplicação da vacina. “Então, o que por certo aconteceu foi que aquela vacina foi registrada no BI (sistema da Sesab) após o prazo de validade, o que não significa que ela foi administrada após vencida”, disse Hugo. O secretário explica, ainda, que as vacinas são múltiplas (cada frasco contém  5 ou 10 doses) e, uma vez aberto o frasco, as doses precisam ser administradas em até seis horas. Passado esse período elas devem ser descartadas. “Assim, é impossível que apenas uma dose tenha sido aplicada fora do prazo, uma vez que ao menos cinco precisariam ser administradas no mesmo dia”, explicou ele. A prefeitura de Itapetinga tem desempenhado de forma eficiente e organizada uma campanha de vacinação que tem como objetivo salvar vidas e oferecer segurança para a população. “Os itapetinguenses podem estar certos de que estamos cuidando com atenção de cada detalhe da campanha e que, em breve, venceremos o coronavírus”, concluiu o secretário.

    Leia mais...
  • Drive Thru imuniza mais de 1400 pessoas contra a Covid-19

    A prefeitura de Itapetinga organizou mais um drive thru de vacinação. Novamente, na frente do estádio Primaverão, a Secretaria de Saúde organizou uma estrutura para o mutirão de vacinação. De acordo com o secretário, Hugo Sousa, os principais objetivos são acelerar a imunização, desafogar os postos e reduzir a aglomeração. “Com o aumento do envio dos lotes de vacinas, nós estamos buscando estratégias para completar a campanha de vacinação de forma célere, facilitando o acesso e, principalmente, buscando segurança. Nos carros ou motos, a gente consegue manter o distanciamento nas filas, reduzir a espera, com uma espécie de ‘força tarefa’, e desafogar o trabalho nos postos de saúde”, explicou o secretário. Assim como no drive thru realizado durante o dia de São João, neste foram imunizados mais de 1400 itapetinguenses com mais de 30 anos e que não fazem parte de nenhum grupo prioritário. “Nós estamos aproveitando os feriados para garantir imunização a mais pessoas da forma mais rápida possível. A estratégia tem dado certo, seguido de forma ordeira e organizada. A população tem entendido nosso empenho e aderido à campanha. Eu estou certo que muito em breve  a gente vai conseguir completar a imunização das pessoas acima de 18 anos, o que nos dará segurança para o retorno às nossas atividades com normalidade”, disse o prefeito Rodrigo Hagge ao passar pela ação.

    Leia mais...
  • Prefeitura de Itapetinga realiza drive thru de vacinação

    A prefeitura de Itapetinga realizou, nesta quinta-feira, 24, um grande drive thru de vacinação. Com o objetivo de acelerar a imunização, a ação conseguiu vacinar mais de 1000 itapetinguenses. A expectativa da secretaria de saúde é de, neste final de semana, receber mais um novo lote de vacinas e dar sequência à campanha de forma célere e sempre buscando evitar a aglomeração. O drive thru ocorreu de maneira tranquila e ordeira, com clima de alegria e agradecimento. “É o momento mais esperado a minha vida”, afirmou uma das imunizadas. “Especialmente hoje, no dia do São João, tudo que a gente queria era poder voltar a se encontrar e celebrar juntos com segurança. Nossa equipe tem se dedicado a organizar uma campanha de vacinação eficiente e eu tenho certeza de que, daqui a um ano, nós vamos nos reencontrar na Lagoa cheios de motivos para comemorar”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Itapetinga inicia vacinação de grávidas e puérperas

    Com a chegada do primeiro lote da vacina da Pfizer, Itapetinga, além de dar continuidade às etapas de vacinação com a Astrazeneca, iniciou a imunização de um novo grupo prioritário. Nesta quarta-feira, o município começou a vacinar grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias depois do parto). Em maio, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – recomendou que a vacina da AstraZeneca/Fiocruz não fosse mais aplicada em gestantes. A decisão foi tomada depois da morte por acidente vascular cerebral de uma grávida que recebeu a dose. Nesta quarta, no entanto, com a chegada de 180 doses da vacina Pfizer, o município retomou a imunização do grupo, assim como segue vacinando lactantes com mais de 18 anos e pessoas sem comorbidades que não fazem parte de nenhum grupo prioritário acima de 50 anos. “A gente tem notado uma diminuição na procura da vacinação nos postos de saúde. É preciso que a população entenda a importância da imunização. Apenas com ela nós conseguiremos vencer a pandemia e retomar a nossa vida com segurança”, alertou o prefeito Rodrigo Hagge. Veja documentos necessários na hora da vacinação: Gestantes COM comorbidades: a paciente deverá levar o relatório médico, cartão do pré-natal, documento oficial com foto, CPF e/ou Cartão SUS.Gestantes SEM comorbidades: a paciente deverá levar a receita médica, cartão do pré-natal, documento oficial com foto, CPF e/ou Cartão SUS.Puérperas COM comorbidades: a paciente deverá levar o relatório médico, declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento da criança, documento oficial com foto, CPF e/ou Cartão SUS.Puérperas SEM comorbidades: a paciente deverá levar o receita médica, declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento da criança, documento oficial com foto, CPF e/ou Cartão SUS.

    Leia mais...

FIQUE ATUALIZADO