Início >   Notícias >   Cultura

Povos de terreiros celebram 39 anos do Monumento aos Orixás


Como parte das comemorações dos 78 anos de chegada do Candomblé em Itapetinga, os povos de terreiros do município se reuniram, nesta terça-feira, 02, para celebrar, também, os 39 anos do Monumento aos Orixás.

Com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o grupo se encontrou na Concha Acústica e saiu em cortejo para a Rótula dos Orixás. Lá, falaram sobre a necessidade de visibilidade e, principalmente, de tolerância religiosa. “A energia divina é única, embora ela se traduza em diferentes religiões”, afirmou Luciano Lima.

O Monumento aos Orixás foi inaugurado em dezembro de 1981, tornando-se um dos primeiros monumentos às divindades africanas erguido na Bahia. A obra do artista Manoel Bonfim traz a representação das divindades do panteão africano Oxalá, Ogum e Omolu.

O monumento já sofreu inúmeros ataques de vandalismo numa representação clara de intolerância. No final de 2020, a obra foi mais uma vez recuperada. A atual gestão iniciará ainda o tombamento da obra para garantia de sua manutenção e preservação.

Durante o evento, o secretário de Cultura, Jailson Santana, falou sobre a importância de apoiar e fomentar toda e qualquer manifestação cultural e sobre o seu prazer de poder auxiliar na manifestação da cultura africana. O secretário ainda agradeceu ao apoio das secretarias de infraestrutura e educação que auxiliaram na realização da celebração.

FIQUE ATUALIZADO