Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura de Itapetinga engajada na Campanha Janeiro Roxo

A prefeitura de Itapetinga encerra o mês com atividades de conscientização sobre a Hanseníase. Desde 2017, o mês de janeiro é usado para a maior conscientização sobre a hanseníase. O Brasil é o segundo país com mais casos da doença, atrás apenas da Índia. Neste mês a SBH – Sociedade Brasileira de Hansenologia – reforça a campanha Todos Contra a Hanseníase.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, e a Fundação Juvino Oliveira -referência regional no tratamento de pacientes com Tuberculose e Hanseníase – realizaram, no dia 24, a Campanha Janeiro Roxo. Com o objetivo de orientar sobre causas, sintomas e tratamentos, a equipe distribuiu panfletos sobre a hanseníase, doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen.

A hanseníase pode ser transmitida através do contato com gotículas de saliva ou secreção do nariz. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.

A Secretaria de Saúde está próxima à população na luta contra a Hanseníase.