Início >   Notícias >   Infraestrutura Urbana

Prefeitura de Itapetinga trabalha para recuperar danos causados pela chuva

Chuvas tão desejadas e necessárias podem trazer, também, perigos e outros transtornos que merecem atenção e cuidados específicos.

Na madrugada desta quinta-feira, 11, choveu em Itapetinga mais de 150mm. Como consequência, algumas ruas ficaram danificadas, casas foram alagadas, muros foram destruídos e algumas pessoas, por segurança, precisaram ser desalojadas.

Desde o início da manhã, a prefeitura vem trabalhando em formas de minimizar os estragos causados pela chuva inesperada. O prefeito Rodrigo Hagge esteve logo cedo em bairros da cidade para acompanhar de perto os problemas que assolaram a população. Ao final da manhã, uma reunião com secretários definiu planos de ação para contenção de danos. As Secretarias de Infraestrutura e de Transporte já trabalham para solucionar os problemas que podem ser resolvidos de forma imediata e adota medidas de segurança para evitar acidentes em áreas que só poderão sofrer alguma intervenção após cessarem as chuvas.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Comutran e Guarda Municipal estão em alerta e à disposição para qualquer emergência durante este período.

Cuidados Especiais para o período chuvoso

Para evitar transtornos, antes das chuvas, recomenda-se limpar os telhados, desobstruir as calhas, e podar ou cortar árvores com risco de queda. Ainda deve-se reforçar muros e paredes pouco confiáveis.

No momento das fortes chuvas, é preciso atenção redobrada para a quem transita na rua. Deve-se observar se nas proximidades, há bueiros, ralos e esgotos. Caso haja, é importante observar se estão desobstruídos e com grade de proteção adequada para evitar ser “sugado” por eles. Evite sair de casa e abrigue-se em lugares seguros, longe de áreas de risco.

Para os que trafegam em carros e motos, é necessário diminuir a velocidade habitual e ter cuidado ainda maior. Fique longe do carro da frente. Não estacione próximo de postes ou árvores. Poças de água podem ocultar buracos no asfalto. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha.

Quando as chuvas vierem acompanhadas de raios, deve-se se dar atenção especial, pois acidentes com raios podem ser fatais. Seguem algumas dicas:

• Desligue aparelhos elétricos das tomadas;
• Fique longe de janelas;
• Não fique próximo de árvores ou postes, porque eles atraem raios;
• Não fique em pé em campo aberto;
• Evite campos de futebol, praias e outros locais abertos;
• Não retire roupas de varais de arame durante as chuvas fortes;
• Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral;
• Permaneça dentro do carro, já que automóveis oferecem excelente proteção contra raios;
• Não fique dentro da água; e
• Use o telefone somente em casos de emergência.

Em caso de Emergência ligue:

Secretaria de Desenvolvimento Social: 3261-6878

Guarda Municipal: 153