In√≠cio >   Not√≠cias >   Sa√ļde

Prefeitura engajada na luta contra o Diabetes

A Secretaria Municipal de Sa√ļde e o Nasf ‚Äď N√ļcleo Ampliado de Sa√ļde da Fam√≠lia ‚Äď realizaram, na manh√£ desta quinta-feira, 14, uma a√ß√£o de rastreamento e educa√ß√£o em sa√ļde sobre o Dia Mundial do Diabetes.

Na Alameda Rui Barbosa, o grupo de enfermeiros, nutricionistas, educadores f√≠sicos, farmac√™uticos e demais profissionais de sa√ļde se reuniram para fazer, al√©m do teste de glicemia, uma avalia√ß√£o de risco nos pacientes.

Obesidade, circunfer√™ncia abdominal, antecedentes gen√©ticos, sedentarismo, tabagismo, n√≠vel de ingest√£o de frutas e verduras foram alguns dos quesitos avaliados para detectar o risco ou n√£o de desenvolvimento do diabetes. O grupo, ent√£o, realizou gratuitamente aferi√ß√£o de glicemia capilar e press√£o arterial, medidas antropom√©tricas e fez orienta√ß√Ķes individualizadas, buscando a sensibiliza√ß√£o sobre a doen√ßa e suas complica√ß√Ķes e a detec√ß√£o precoce.

Ap√≥s as an√°lises, a equipe encaminhou para as Unidades de Sa√ļde aqueles que foram identificados como poss√≠veis portadores sem diagn√≥stico.

Ao todo foram realizados 150 atendimentos, entre eles 4 casos eram urgências, encaminhadas rapidamente para UPA.

As estat√≠sticas apontam que a cada 10 pacientes, 5 n√£o sabem que tem diabetes. Por isso, a prefeitura de Itapetinga vem realizando a√ß√Ķes que levem sa√ļde para mais perto da popula√ß√£o. Previna-se.