Início >   Notícias >   Meio Ambiente Saúde

Prefeitura implanta Programa de Biossegurança para a Equipe Técnica da Matinha.

O Programa de Biossegurança do Parque Municipal da Matinha tem o objetivo principal de prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, do animal em cativeiro e o ambiente.

Dentre as ações de saúde preventiva dos funcionários do Parque, a vacinação contra tétano, hepatite e febre amarela e o acompanhamento da sorologia de pré-exposição da raiva para os tratadores de animais fazem-se necessários diante do risco de exposição a doenças transmitidas dos animais aos seres humanos e dos seres humanos aos animais.

Em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, todos os funcionários da SEMA e do Parque da Matinha tiveram seu cartão de vacinação atualizado e os tratadores de animais passaram por exame de sorologia de pré- exposição da raiva para o acompanhamento anual, de acordo ao protocolo instituído pelo Ministério da Saúde, em casos de contato direto com animais que podem transmitir a raiva.

Essa é sem dúvida a melhor forma de prevenir doenças. O Parque da Matinha conta, ainda, com uma área de Mata Atlântica, onde existem espécies de animais de vida livre, o que reforça ainda mais a importância da execução dessa ação.