Início >   Notícias >   Saúde

Usuários do CAPS de Itapetinga conquistam direito ao passe livre

Desde o início desse ano, alguns pacientes atendidos no CAPS II conquistaram o direito a portar um cartão benefício que garante o transporte coletivo gratuito na cidade.

O usuário do CAPS II, Geovaldo Ramos, apresentou para o Prefeito Rodrigo Hagge, a justificativa sobre o direito ao uso gratuito do transporte coletivo urbano, que por fim virou projeto de lei, assinado pelo vereador Fabiano Bahia.

Atualmente, são em média, 15 usuários do CAPS de Itapetinga que utilizam o cartão, que dá acesso a 4 viagens diárias gratuitas nos ônibus que fazem transporte coletivo dentro da cidade. Porém, o grupo ainda busca o direito a gratuidade ilimitada.

Segundo Geovaldo, têm direito ao benefício àqueles pacientes mais graves, atestado por laudo médico, portadores de deficiência mental e/ou física.

A Coordenadora de Saude Mental, Jádira Gomes e a Coordenadora do Caps II, Betânia Gama, realizam um trabalho incessante de inclusão e ressocialização dos usuários à sociedade. “É fundamental vencer o preconceito sobre as pessoas atendidas pelos CAPS, que se tornou um dos avanços mais significativos na reforma psiquiátrica brasileira. Cada pessoa acolhida precisa também desse apoio da comunidade”, disse Betânia.