Início >   Notícias >   Saúde

VIEP de Itapetinga faz busca ativa de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A Vigilância Epidemiológica de Itapetinga, junto com o Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, começou, nesta terça-feira, 23, uma força tarefa com o objetivo de implementar medidas de prevenção e reorganização dos serviços assistenciais do município e da microrregião.

O grupo está fazendo buscas ativas, no Hospital Cristo Redentor e na UPA, de casos internados ou óbitos que apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave. Através dos prontuários dos pacientes, são coletados dados complementares para avaliação e análise, com cruzamento de dados laboratoriais e investigação de óbitos, e inserindo casos confirmados de Covid-19 em um sistema oficial.

As ações de Vigilância Epidemiológica assumem papel fundamental ao fornecer informações qualificadas aos gestores para a tomada de decisão e planejamento estratégico. Com essas informações, os governantes podem direcionar as ações com o objetivo de evitar casos graves e óbitos. O monitoramento da doença é realizado por meio da vigilância de pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave e da vigilância da síndrome gripal em unidades sentinelas, conforme previsto nos Planos Estaduais e Municipais de Contingência para Emergência de Saúde Pública.