Sobre Itapetinga


Localizada a 576km de Salvador, Itapetinga possui popula√ß√£o de cerca de 80 mil habitantes e uma hist√≥ria peculiar. O munic√≠pio, que se tornou conhecido pela for√ßa da sua pecu√°ria, cresceu e modernizou-se ao longo das √ļltimas d√©cadas, tendo hoje um com√©rcio forte e uma industrializa√ß√£o em franco desenvolvimento.

Aos 68 anos, a cidade j√° tem muita hist√≥ria para contar, mas ainda tem um longo caminho de desenvolvimento para trilhar. Seu povo quer caminhar para frente, mas sem esquecer sua hist√≥ria, seus pioneiros e suas tradi√ß√Ķes.

Itapetinga pertence √† Mesorregi√£o do Centro Sul Baiano e √© cidade polo da microrregi√£o do M√©dio Sudoeste. Com uma √°rea de 1.627,462 km¬≤  e popula√ß√£o de 77.533 habitantes, √© a 26¬™  cidade mais populosa da Bahia.

Em 2018, o PIB de Itapetinga era de R$ 1.077.098,00 e o PIB per capita de R$ 14 271,87.  O munic√≠pio √© um dos mais urbanizados da Bahia, 97% da popula√ß√£o vive na √°rea urbana e apenas 3% na √°rea rural.

O munic√≠pio tem como marca a pecu√°ria: possui quase 100 mil cabe√ßas de bovinos e produz 160 000 litros de leite de vaca. Mas sua economia tamb√©m √© movimentada por frigor√≠ficos, ind√ļstria de cal√ßados, gr√°ficas – entre elas uma das maiores do Norte/nordeste do pa√≠s, ind√ļstria de transforma√ß√£o de pl√°sticos, com√©rcio, al√©m dos servi√ßos, que t√™m 56,36% de participa√ß√£o na economia.

Era meados de 1920 quando a pequena Marieta Carvalho ouviu o pai chegar em casa e dizer √† m√£e que iria fundar um arraial em sua fazenda para facilitar o deslocamento dos fazendeiros em busca dos g√™neros de primeira necessidade: ‚ÄúO povoado vai se chamar Itatinga e seu padroeiro ser√° S√£o Jos√©‚ÄĚ, disse, convicto, Augusto Andrade de Carvalho. Dona Doralina, sua esposa, fez pouco caso daquele plano e voltou a seus afazeres.

Pouco tempo depois, no entanto, a improvável quimera de Augusto de Carvalho parecia começar a tomar forma de realidade. Ele juntou a mulher e seus sete filhos, saiu de Cachimbo, onde viviam, e mudou-se para uma casinha de taipa construída na Fazenda Astrolina. Juntou pedreiro de Itabuna, marceneiro de Vitória da Conquista e, aos poucos, ergueu uma das primeiras casas da Vila de Itatinga.

P√īs fogo na mata que escondia a atual Pra√ßa Augusto de Carvalho. Preservaram-se, apenas, as bonitas pedras brancas que deram origem ao nome do lugarejo. Ali, as casas come√ßavam a ser edificadas e a Vila de Itatinga inicialmente chamada de ‚ÄúComercinho de Augusto‚ÄĚ, ganhava forma.

Assim, nas primeiras d√©cadas do s√©culo XX, Itapetinga come√ßava a se formar. A topografia acidentada, o solo f√©rtil, o capim coloni√£o e as vastas √°guas do Rio Catol√© atra√≠ram aqueles que por aqui passavam. Homens vindos dos mais diversos pontos chegaram √† cidade, encantaram-se com a beleza natural, acreditaram na sua potencialidade e trouxeram uma imensa disposi√ß√£o de trabalho. Assim, foram construindo o munic√≠pio. E porque o fizeram com trabalho pessoal sentiram-se como parte dele. Da√≠ o impulso que davam √†s suas iniciativas em favor do progresso. Essa liga√ß√£o do homem criador com a cidade criada tornou Itapetinga uma cidade √ļnica.

Era 12 de dezembro quando a Vila de Itatinga emancipou-se e tornou-se o município de Itapetinga.

O munic√≠pio possui empresa de torrefa√ß√£o de caf√©, tr√™s latic√≠nios (02 de m√©dio e um de grande porte), empresas na produ√ß√£o de sacolas e outros materiais pl√°sticos, ind√ļstria de cal√ßados de seguran√ßa, tr√™s empresas de fabrica√ß√£o de cal√ßados e dois frigor√≠ficos. O com√©rcio √© diversificado, com lojas de empres√°rios locais e grandes redes nacionais, revendedoras de autom√≥veis e oficinas especializadas. Possui ainda quatros casas lot√©ricas, ag√™ncia dos correios.

O Munic√≠pio possui seis ag√™ncias banc√°rias, sendo Banco do Brasil, Ita√ļ, Bradesco, Caixa Econ√īmica, Banco do Nordeste e SICOOB, al√©m de diversos correspondentes banc√°rios.

O sistema de seguran√ßa p√ļblica √© composto pela 8¬™ Companhia Independente de Policia Militar da Bahia, Coordena√ß√£o Regional da Policia Civil, Guarda Municipal e Coordenadoria Municipal de Tr√Ęnsito.

Na √°rea de sa√ļde, o munic√≠pio possui cobertura do Programa de Sa√ļde da Fam√≠lia em todas as √°reas da sede e dos distritos, diversas cl√≠nicas particulares, Hospital, com UTI, Policl√≠nica Municipal, Centro de Aten√ß√£o Psicossocial ‚Äď CAPS I e II, Unidade de Pronto Atendimento ‚Äď UPA, Centro Especializado em Odontologia ‚Äď CEO, Servi√ßos do SAMU 192, Unidade de Coleta e Transfus√£o de sangue (Hemoba), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Cl√≠nica de Tratamento de Hemodi√°lise.

A estrutura de ensino de Itapetinga √© composta por 48 escolas municipais, 04 estaduais e 17 particulares, al√©m do Instituto Federal, Universidade Estadual e Faculdades na modalidade EAD. O munic√≠pio tem cobertura educacional da creche √† universidade e conta ainda com uma unidade da APAE ‚Äď Associa√ß√£o dos Pais e Amigos dos Excepcionais que faz um trabalho de educa√ß√£o, reabilita√ß√£o e inclus√£o social.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia oferece, além dos cursos de graduação, especialização nas áreas de meio ambiente e educação, mestrado em meio ambiente, zootecnia e engenharia de alimentos e doutorado em zootécnica e engenharia de alimentos.

No Instituto Federal, além dos cursos de nível técnico, há cursos de especialização e novos cursos de graduação como Letras e Tecnologia da Informação e Educação Física.

Existem no munic√≠pio diversas pra√ßas que comp√Ķem a estrutura de lazer, al√©m do Parque da Matinha, refer√™ncia regional, Parque Poliesportivo da Lagoa, considerado um dos mais bonitos cart√Ķes postais da cidade, A Igrejinha de Pedra no Recanto Indiano e clubes com estrutura de sal√£o de festas, piscina, campos de futebol e quadras poliesportivas.

Exposi√ß√£o Agropecu√°ria: Foi em torno de uma grande festa da agropecu√°ria que a Vila de Itatinga foi se formando. Foi das m√£os dos pioneiros que o Parque Juvino Oliveira foi erguido. Foi atrav√©s das nossas exposi√ß√Ķes que Itapetinga foi projetada para todo o pa√≠s. J√° s√£o 49 edi√ß√Ķes da nossa mais tradicional festa. H√° 23 anos Itapetinga figura no calend√°rio Nacional de Exposi√ß√Ķes reunindo os melhores exemplares de animais, muito conhecimento, grandes neg√≥cios e, principalmente, muita alegria.

S√£o Jo√£o: Na maioria das cidades nordestinas, as festas juninas constituem-se como a sua principal tradi√ß√£o. Em um munic√≠pio do interior, formado por vaqueiros, que tem como t√≠tulo ‚ÄúCapital da Pecu√°ria‚Äú e a vida no campo como um dos seus principais hobbies, isso n√£o poderia ser diferente. √Č em torno da fogueira que os itapetinguenses se encontram. O forr√≥ √© o seu ritmo. O colorido dos bal√Ķes e bandeirolas lhe d√£o o tom. O S√£o Jo√£o √© a sua festa.

Aniversário da Cidade: No dia 12 de Dezembro, Itapetinga celebra a data da sua emancipação política, quando deixou de ser distrito da vizinha cidade de Itambé para tornar-se município independente.

Jesus Vida Ver√£o: O tradicional evento evangel√≠stico √© promovido em Itapetinga com apoio das igrejas evang√©licas, prefeitura municipal e o com√©rcio. S√£o dois dias de festa e louvor com as apresenta√ß√Ķes de bandas locais e atra√ß√Ķes nacionais. O evento re√ļne pessoas de toda regi√£o.

Festejos de São José: São José é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. O Padroeiro do município é celebrado com festa, louvor, procissão e muita fé.

Marcha para Jesus: A Igreja reunida percorre as ruas de Itapetinga declarando que a cidade pertence a Jesus. Durante todo percurso, muito louvor, adoração e oração.

A cidade de Itapetinga possui uma localização estratégica em relação ao Estado, pois está localizada entre Vitória da Conquista e Ilhéus, com fácil acesso as rodovias BR 101 e BR 116, porto e aeroporto de Ilhéus, aeroporto de Vitória da Conquista e distante da Capital Salvador aproximadamente 580km, próximo ao Estado de Minas Gerais, ficando cerca de 90 km da divisa.

O munic√≠pio possui empresa de √īnibus que faz o servi√ßo de transporte urbano municipal, al√©m de t√°xis em diversos pontos da cidade. O transporte intermunicipal e interestadual √© realizado por diversas empresas que atuam diariamente na rodovi√°ria local. A cidade tamb√©m possui um aeroporto com condi√ß√Ķes de receber avi√Ķes em pouso diurno.

O munic√≠pio disp√Ķe de uma √°rea de 125 mil m¬≤, para implanta√ß√£o de empresas que pleiteiam se instalar na cidade, localizado na Av Julio Jos√© Rodrigues, com f√°cil acesso a BA 263.

FIQUE ATUALIZADO