Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura realiza curso de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid para fisioterapeutas do município

Na última quinta-feira, 08, os fisioterapeutas que atuam no município passaram por um curso de capacitação sobre Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid. No início do ano, o Centro Municipal de Fisioterapia já havia se adequado para atender pacientes que deixavam a UTI com sequelas provocadas pelo coronavírus.

Com o aumento da demanda, foi-se necessário preparar ainda mais esses profissionais para um atendimento especializado e ainda mais eficiente. Durante o curso, os ministrantes, Kaires Lima e Tanielle de Melo, falaram sobre critérios e protocolos para atendimento desses pacientes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da COVID-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença, depois que deixam as UTIs ou enfermarias. “O tempo de reabilitação dos pacientes vai depender da gravidade das sequelas, da idade e da presença de outras comorbidades, por isso é importante que os pacientes que já tiveram o COVID-19 fiquem atentos a qualquer agravo, principalmente aqueles que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva”, esclareceu Brianne Santos, coordenadora do serviço de fisioterapia do município.