Início >   Notícias >   Educação

Secretaria de Educação encerra Programa Mais Alfabetização

A Secretaria de Educação implantou em 18 escolas da Rede Municipal o Programa Federal Mais Alfabetização. O programa possibilitou a seleção de Assistentes de Alfabetização para atua junto às turmas de 1º e 2º ano.

Após seis meses de atuação com resultados positivos no desenvolvimento dos alunos, foi realizado o encerramento do programa em 2018. Para a Coordenadora Municipal do Programa, a professora Iara Gomes: “o programa possibilitou reorganizar a prática pedagógica junto às turmas de alfabetização. Hoje temos um público muito diverso na sala de aula, o apoio e auxílio dos assistentes foi primordial para superar as dificuldades dos alunos”

Além de contar com o assistente de alfabetização, o programa possibilitou a aquisição de material de custeio pelas Unidades Executoras, além é claro das atividades de formação continuadas para professoras alfabetizadoras. Segundo a Assessora Técnica da Secretaria de Educação: “o sucesso do programa só foi possível, porque professoras, gestoras e coordenadoras pedagógicas abraçaram a proposta. Mesmo sendo um programa federal ele só avança graças à iniciativa e compromisso da Rede Municipal com a alfabetização dos alunos”.

O Mais Alfabetização encerra o ano com muitos avanços, percebidos nas três avaliações que foram aplicadas juntos aos alunos. Essa avaliações permitiram realizar um diagnóstico sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, sendo possível traçar um plano de ações com intervenções estratégicas para alfabetizar-letrando.