Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Reestruturação do Parque da Matinha promove conservação ambiental

Muito mais do que ajustes estruturais, o Parque da Matinha vem passando por adequações e requalificações para se adequar ao que se espera de um zoológico moderno e que pense, principalmente, em preservação ambiental.

Pensando em todo o potencial que o Parque pode oferecer, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu pesquisadores da UFBA e UESB para debaterem sobre projetos e parcerias técnicas capazes de promover conservação ambiental da fauna e flora, além de proporcionar estudos científicos que, concluídos, podem beneficiar a sociedade como um todo.

“A grande pergunta que nós temos hoje em relação ao zoológico é: qual a função de um zoológico contemporâneo atende? Qual o retorno que ele traz para a comunidade. Ele trabalha com a conservação da fauna e da flora, atende a programas de pesquisas relacionadas à qualidade do ar, a garantia de recursos hídricos, à saúde única…”, disse o veterinário e consultor, Gerson Norberto.

De acordo com o secretário Fábio Viana,  “o governo municipal tem empreendido esforços para reabertura do parque da matinha, mas com a superação de uma visão de visitação de zoológico, a gente quer que a matinha seja um espaço potente para pesquisa, para o ensino e para extensão”.

Presente na reunião, a professora da Uesb, Patrícia Cara elogiou a iniciativa e o trabalho de reestruturação do Parque. “Fizemos um passeio pelas estruturas da Matinha e foi possível observar o quanto já se avançou no sentido de uma reabertura e o quanto isso vai ser importante para toda a comunidade de Itapetinga para que haja então esse sentimento de pertencimento em relação à Matinha”, falou.

“Desde o início da nossa gestão a gente pensa em construir a cidade que a gente quer viver e na qual a gente quer ver crescer os nossos filhos. A Matinha sempre foi um ambiente incrível, parte das nossas melhores lembranças de infância, mas podia ser mais. Construir esse novo perfil de Parque zoobotânico é oferecer a nossa contribuição para a construção de um meio ambiente mais rico, um desenvolvimento mais harmônico”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.